quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO ARTESANATO NA GERAÇÃO DE RENDA



 

Projeto Artesanato na Geração de Fonte de Renda


Professora: Margarete Azevedo Silva
Coordenadora: Maria Luciana


Justificativa do projeto: Analisando as dificuldades encontradas em matricular e garantir a frequência dos jovens e adultos do Projeto Viajando pelo Saber senti a necessidade de oferecer aula dinâmicas, significativas e a oportunidade dos jovens e adultos desenvolverem a criatividade estimulando suas potencialidades através da descoberta de talentos artesanais. Este projeto proporcionou momentos de criação e transformação, elevando a auto-estima através da troca de experiências bem como alternativas de geração de fonte de renda.

Objetivos específicos: 

Desenvolver oficinas de arte;
Buscar alternativa de geração de fonte de renda;
Contribuir para a organização e gerenciamento de iniciativas de trabalho e renda;
Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.


Metodologia: Foram desenvolvidas atividades de pesquisas, confecção de objetos de arte, palestras sobre artesanato, exibição de filmes e oficinas.

Foi desenvolvido a criação de um senso crítico que levaram os alunos jovens e adultos a conscientização da importância da formação e qualificação para o trabalho em um mundo globalizado na busca de alternativas que possibilitaram gerar fonte de renda.

Duração do projeto: Foi desenvolvido uma vez por semana, até o término do programa, cujo objetivo principal foi motivar o aluno a frequentar diariamente as aulas, evitando assim a evasão.

Culminância do Projeto: Foi realizada uma grande exposição com os produtos artesanais produzidos pelos alunos e sugestões de venda.

Vale salientar que em nenhum momento saímos do foco principal do programa que foi o desenvolvimento da leitura e da escrita.

6 comentários:

  1. O projeto é excelente e de grande importância para resgatar e mostrar para os alunos um conhecimento voltado para a realidade do seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. O projeto é excelente e de grande importância para resgatar e mostrar para os alunos um conhecimento voltado para a realidade do seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. bom blog, quero indicar para os alunos do colegio zona norte sp, bacana o trabalho de vcs

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante e gostaria de aplicar projetos em minha cidade. Muito lindo esse projeto.

    ResponderExcluir