Por
Paulo Barreira Milet
|
Redação ESCHOLA.COM
–
01/04/2012 23:07:00
A divulgação pelo INEP da Sinopse Estatística do Ensino Básico de
2010 revela números extraordinários. Um desses indicadores é a Taxa de
Abandono por Série, por Unidade da Federação.
O percentual nacional geral é de 10,3%, o que, considerando um
total de pouco mais de 10.000.000 de alunos matriculados em 2010,
significa que mais de 1.000.000 de alunos largam o Ensino Médio a cada
ano, sem completa-lo. E o que é pior, não existe uma política para
recuperação dessa evasão.
Mas esse comportamento não é homogêneo nem por Estado e nem por
dependência administrativa. Enquanto nas Escolas Privadas o índice de
abandono é de 0,5%, nas Escolas Estaduais é de 11,7%.
Os três estados com pior índice: Pará (19,2%), Alagoas (17,8%) e Paraíba (17,4%), enquanto que os três com os melhores índices (menos piores) – São Paulo (4,5%), Distrito Federal (6,6%) e Paraná (6,7%).
Os três estados com pior índice: Pará (19,2%), Alagoas (17,8%) e Paraíba (17,4%), enquanto que os três com os melhores índices (menos piores) – São Paulo (4,5%), Distrito Federal (6,6%) e Paraná (6,7%).
Esse comportamento, que se repete ano após ano, gerou um número
extraordinário: São 10.000.000 de adultos evadidos e que ficaram com o
Ensino Médio incompleto, o que produz apagão de mão-de-obra, salários
baixos, e pouca entrada nas universidades.
Com base nesses dados, duas importantes ações poderiam ser tomadas:
- Como evitar essa evasão e
- Como recuperar essa evasão.
O Interessante é que a grande maioria dos profissionais e
estudiosos da educação no Brasil só enxerga o problema pela visão (a) e
quase nunca pela visão (b).
Trocando em miúdos, isso significa que todos se preocupam em evitar
que nos próximos 10 anos, mais 10.000.000 deixem as escolas, mas
ninguém está fazendo nada para recuperar os 10.000.000 que evadiram nos
últimos 10 anos.
Não é curioso isso?
É como se, ironicamente, na área de segurança, todos estivessem
preocupados em evitar que os presos fujam (objetivo louvável!), mas
ninguém estivesse preocupado com os que já fugiram!
Um fio de esperança parece ter surgido com as redefinições do ENEM a
partir de 2009. Uma das atribuições do ENEM é servir para Certificação
para o Ensino Médio para aqueles maiores de 18 anos, como se fosse um
supletivo.
Nos Estados Unidos existe o GED (General Educational Development ou também General Equivalency Diploma) com a função de recuperar a evasão (drop-out recovery) das High-schools.
Nos Estados Unidos existe o GED (General Educational Development ou também General Equivalency Diploma) com a função de recuperar a evasão (drop-out recovery) das High-schools.
As causas do abandono na maior parte das vezes tem raízes
econômicas. Começar a trabalhar, filhos, casamento, dificuldade para
conciliar horários e mesmo falta de percepção da importância dessa
escolaridade para a vida futura.
Aqui no Brasil falta uma política agressiva no sentido de permitir
que esse pessoal que abandonou os estudos possa recuperar o tempo
perdido. A divulgação dessa possibilidade é fundamental para aqueles que
quiserem estudar para obter os pontos necessários e saber que poderão
fazê-lo agora duas vezes por ano via ENEM.
Nos últimos 2 anos, cerca de 1.000.000 de brasileiros já fizeram o
ENEM com esse objetivo de obter o Certificado do Ensino Médio e cerca de
20% (200.000) passaram. Já é alguma coisa!
http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Abandonou+o+Ensino+M%C3%A9dio%3f+Voc%C3%AA+n%C3%A3o+est%C3%A1+sozinho!
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