Não nutram orgulho imaginando que as crianças necessitam de seus serviços.Vocês precisam delas tanto quanto elas de vocês. |
Professores
que promovam o amor mútuo em si mesmos e em seus pupilos são muito necessários
atualmente.
O
homem é essencialmente uma fonte de eterna alegria, paz e devoção. Cultivem
isto em preceitos, exemplos e exercícios durante o ano letivo e os educandos
terão segurança e doçura enquanto viverem.
Os
Valores humanos não podem ser absorvidos através de textos, ou discursos.
Aqueles que procuram passar os valores aos estudantes devem primeiramente
praticar eles mesmos e dar o exemplo.
Encham
seus corações de amor e ponham as crianças sob seus cuidados na senda ideal. Sacrifiquem
tudo que tiverem pelo bem das crianças puras de coração, que contam com vocês
como guias
Vocês
podem ensinar o amor aos estudantes somente através do amor. Vocês estão
lidando com crianças tenras, no papel de professores, guias e exemplos. Devem
se equipar para estas metas, vivendo os valores que distinguem os homens.
Sirvam
primeiro para que, então conquistem a posição de líderes. Somente um bom servo
pode tornar-se um grande mestre. Este novo empreendimento educacional só pode
ter sucesso quando suas vidas forem saudáveis.
Os
professores podem atingir altos ideais se cooperarem, forem disciplinados
imbuindo-se de serviço, sacrifício e se forem determinados para o sucesso.
Instruam as crianças a reverenciarem seus pais. Esta é a primeira coisa a
fazer.
O
professor tem a parte mais importante na formação do futuro do país. De todas
as profissões, a sua é a mais nobre, a mais difícil e a mais importante. Se um aluno tem um vício, ele sozinho sofre
por isto; mas se um professor tem um vício, milhares são poluídos por isto.
Aqueles
que ensinam e os que aprendem devem ter calma, concentração e muita atenção.
Somente
um grande professor pode moldar um grande estudante. Vocês devem plantar
sementes espirituais nas mentes jovens e nutri-las para que cresçam. Entre
todas as profissões, o ensino é a que traz consigo a maior responsabilidade. Os
professores devem moldar os jovens de hoje para que se tornem honrados cidadãos
de amanhã.
Se
os próprios professores não seguirem a ética da veracidade, etc., como poderão
instruir bons hábitos e valores as crianças?
Os
professores não devem se preocupar com as considerações sobre as horas de
trabalho; quando necessário, devem estar preparados para permanecerem no
serviço por algumas horas a fim de tirarem dúvidas dos estudantes e ajudá-los a
completar seus exercícios. Este é seu dever.
Se
os professores fizerem a sua parte corretamente, as nações serão transformadas.
Os pais e os professores são os culpados de todas as más práticas entre os
estudantes. Cultivem no coração a Verdade, a Ação Correta, a Paz e o Amor. A
colheita deve ser feita no coração e partilhada com os outros. Vocês devem
cultivar os valores humanos e incorporar a disciplina espiritual juntamente com
a educação mundana.
Para
ensinar os valores humanos, gemas preciosas, são necessários professores
competentes e dedicados que pratiquem estes valores. No cultivo dos valores
humanos deve se dar ênfase ao não desperdício de dinheiro, alimento e tempo.
Até mesmo os professores devem ser treinados para isto.
O
mais sagrado dos serviços é o prestado as crianças. Conduzam as crianças pela
senda feliz da verdade. Deixem seus rostos sempre mostrarem sorrisos oriundos
da alegria originada da contemplação dos semblantes infantis.
Levem adiante seus deveres como professores
com espírito de dedicação, amor e serviço. Sejam exemplos brilhantes para o
país e para o mundo.
As
crianças são lamparinas que podem iluminar o caminho da nação. A primeira
tarefa dos professores é o cultivo das virtudes no coração de seus pupilos.
Professor
e aluno. Ambos imergirão na alegria somente quando o amor, que não espera
retorno, possa uni-los.
Sai Baba
O PROFESSOR E A ALEGRIA DE SERVIR SATHYA SAI BABA
O coração tem capacidades extraordinárias. Quando enxergamos com os olhos do coração, mudamos nossa visão de nós mesmos do semelhante e do mundo. Despertamos para o que é real e verdadeiro na existência, e nos permitimos viver como seres humanos. Os valores adquirem outra dimensão e conferem outro sentido, importância e qualidade à vida. A abertura do coração desenvolve reverência, veneração, respeito, compaixão e capacidade de servir amorosamente. A partir daí, nos descobrimos como seres espirituais e permitimos que o sagrado faça parte integrante de nossa vida. Celebramos essa descoberta renovando esperanças e fé. Percebemos que o mesmo Deus se manifesta em todos os seres e por isso começamos a pensar, sentir e agir com mais generosidade e lucidez. Hoje em dia, as escolas e universidades se negam a falar em Deus, se recusam a ter fé e quando a têm sentem vergonha de dizer e demonstrar, como se isso significasse ser antiquado e pouco inteligente. Se quisermos mudar nossa sociedade, que busca o sucesso e a prosperidade a qualquer custo, ferindo homens e natureza, e negando Deus ou procurando colocá-Lo sempre como uma força à serviço de ganhos materiais; temos que mudar os princípios que a norteiam: a dominação, a ganância e o egocentrismo, enfim, a falta de amor e de fé.
A ética e a estética do bem e do belo nos leva a ultrapassar o
paradigma anti-humano que vigorou e conformou nossa história até aqui. Um
projeto educacional compatível com o momento de transição de padrões sociais
que atravessamos, não pode separar Deus do mundo nem ignorar a sede de vivência
espiritual do ser humano. Quando nos distanciamos do sagrado, nos tornamos
insensíveis ao poder mágico da natureza e do universo, e nos distanciamos de
nós mesmos e dos nossos semelhantes. A espiritualidade que emerge do coração se
baseia na integração de crenças, raças e sexos sem preconceitos separatistas, e
propõe a experiência da comunhão entre todos os seres humanos através do
reconhecimento de nossa origem comum, cósmica. A educação que pretenda
construir um sonho e trabalhar para que esse sonho se torne realidade tem que
forçosamente se aprofundar no conhecimento dessa força transformadora e
unificadora que é o amor.
O amor se revela generosamente no serviço desinteressado; e o professor
é intrinsecamente um servidor amoroso. Ensinar é um ato de grande generosidade.
Ao servir generosamente, o coração floresce e o cultivo do amor enobrece nossos
atos. Não é preciso exigir comprovações da importância de amar e servir, a
dedicação é movida pelo amor e nos dá o suporte necessário. A fé no ser humano
e no divino nos fortalece, não necessitamos nem aprovação nem recompensas, e
assim nos libertamos de amarras egoístas ao mesmo tempo que adquirimos o
espírito de doação. O serviço consiste no estabelecimento da associação genuína
com a divindade dentro de nós, e o reconhecimento da mesma divindade imanente
no semelhante.
Servir nos confere renovação de energias, otimismo, alegria e
principalmente um sentido mais amplo à vida. Servir é colocar a fé em prática.
Nunca sabemos exatamente a extensão e importância de nossas ações... Uma ação
amorosa e altruísta, por mais banal que a consideremos, pode ser de grande
valia para alguém e certamente nos ajudará a evoluir. Estar à serviço não é ser
subserviente ou procurar amenizar culpas; é entrar no fluxo renovador da lei de
doação natural da energia universal. Existe diferença entre servir e ajudar.
Servir implica sair de dentro de si mesmo, transcende a ajuda pura e simples a
alguém que tenha menos que nós, ou dependa circunstancialmente de nós. Servir
nos leva à percepção da unidade na diversidade, e nos oferece a chave para
abertura do centro da alma, o coração.
Lecionar é basicamente doação, é uma extraordinária possibilidade de
ultrapassar limitações da nossa personalidade, permite o enriquecimento de
nossas experiências quotidianas ampliando nossos conhecimentos, compreensão de
nós mesmos e do outro pela capacidade de amar. Quando servimos amorosamente,
com destemor e perseverança, sacralizamos a vida. As dificuldades e desafios
nos transformam em seres humanos melhores, e nos mostram horizontes inéditos
além de nos ensinar a aprender com os próprios erros e permitir o afloramento
de novas qualidades. O professor que se predispõe a servir sabe que só cumpriu
com sua tarefa de educador quando ao fim de uma aula, ele aprendeu mais e
comungou com os alunos a alegria de compartilhar do conhecimento. Servir
amorosamente faz da convivência uma fascinante aventura e nos unifica numa
grande celebração da vida.
Marilú Martinelli
PALAVRAS DE SRI SATHYA SAI BABA SOBRE DUCAÇÃO |
O coração tem capacidades extraordinárias. Quando enxergamos com os
olhos do coração, mudamos nossa visão de nós mesmos do semelhante e do mundo.
Despertamos para o que é real e verdadeiro na existência, e nos permitimos
viver como seres humanos. Os valores adquirem outra dimensão e conferem outro
sentido, importância e qualidade à vida. A abertura do coração desenvolve
reverência, veneração, respeito, compaixão e capacidade de servir amorosamente.
A partir daí, nos descobrimos como seres espirituais e permitimos que o sagrado
faça parte integrante de nossa vida. Celebramos essa descoberta renovando esperanças
e fé. Percebemos que o mesmo Deus se manifesta em todos os seres e por isso
começamos a pensar, sentir e agir com mais generosidade e lucidez. Hoje em dia,
as escolas e universidades se negam a falar em Deus, se recusam a ter fé e
quando a têm sentem vergonha de dizer e demonstrar, como se isso significasse
ser antiquado e pouco inteligente. Se quisermos mudar nossa sociedade, que
busca o sucesso e a prosperidade a qualquer custo, ferindo homens e natureza, e
negando Deus ou procurando colocá-Lo sempre como uma força à serviço de ganhos
materiais; temos que mudar os princípios que a norteiam: a dominação, a
ganância e o egocentrismo, enfim, a falta de amor e de fé.
O egoísmo, a avareza, a ostentação e a injustiça prevalecem em todas as
áreas. A nação não tem paz e o sentimento de segurança é muito frágil. À medida
que se desenvolve a ciência e a tecnologia, a humanidade e o amor mútuo também
deverão desenvolver-se na mesma medida, pois do contrário o homem chegará a ser
uma ameaça para o próprio homem. A sensibilidade humana deveria ser tão elevada
que ninguém pudesse tolerar a dor e a miséria do outro. Porém, quando alguém
não se comove com a miséria dos seus próprios pais, como conseguir nele o
cultivo deste gesto de bondade?
A educação deve transformar uma pessoa em uma autêntica encarnação da
realidade superior, que é a base do universo material, da vida no mundo, do
crescente domínio da mente e da comunidade humana.
A educação é o espelho que reflete a divindade imanente no homem,
evidente em cada expressão de seu caráter. O processo educativo deve dar ao
homem a inspiração necessária para descobrir essa verdade, buscando-a mediante
o estudo do mundo objetivo. A completa realização reside na conscientização
dessa verdade, que uma vez assimilada, não necessita de correção, modificação
ou revisão.
A educação deve conduzir ao sucesso de uma vida dentro de uma atmosfera
de unidade, sem as muitas exigências da diversidade. A pessoa educada percebe a
relação que existe entre aquilo que parece diferente, mas que na verdade não é.
A educação deve demonstrar o caminho que permita ao homem fazer brotar
o manancial oculto da divindade que possui em seu ser, sem que se enrede nas
malhas das coisas materiais. Deve fomentar a transformação espiritual que é
fundamental, acima até mesmo da elevação moral.
O verdadeiro sinal de que uma pessoa é educada, está na sua atitude de
igualdade com o outro. Ela vê na sociedade, a manifestação do divino. A
educação não conduz o homem da natureza até a alma que tudo penetra, mas o leva
a estudar a natureza sob o enfoque unificador em função da alma.
Quando as forças da natureza vem sendo dominadas com propósitos
egoístas, essas forças se voltam contra o homem como pragas, porém se são
respeitadas como revelações da alma, se tornam benéficas. A educação deve dar
ao ser humano esta visão. O processo pelo qual o ser humano renuncia a
liberdade e se deixa aprisionar na rede do desejo, nunca poderia ser chamado
educação. O objetivo da educação deve ser assegurar a paz e a estabilidade em
cada país, pregando e praticando continuamente a unidade.
A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, porém de que
serve todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter? É como água que se esvai
pelo ralo. Se o conhecimento cresce enquanto os desejos se multiplicam, é
inútil, porque faz de uma pessoa herói de palavras, mas inútil de ações. Os
sucessos do homem nos campos da ciência e da tecnologia tem ajudado a melhorar
as condições materiais da vida, porém o que necessitamos atualmente é uma
transformação do espírito. A educação não somente deve servir para desenvolver
a inteligência e as habilidades de uma pessoa, mas sim para ampliar a visão e
torná-la verdadeiramente útil à sociedade e ao mundo. Isto só será possível
quando o cultivo do espírito se promova paralelamente à educação em ciências
físicas. A educação moral e espiritual capacitará o homem para viver uma vida
disciplinada. A educação sem autocontrole não é educação em nenhum sentido. A
educação formal deve despertar no ser humano a consciência da divindade que
subjaz nele. Os educadores têm que se sensibilizar neste sentido, para poder
cumprir verdadeiramente com a finalidade da educação.
A verdadeira educação deve tornar uma pessoa compassiva e humana, não
egocêntrica e de critérios estreitos. A simpatia espontânea e o interesse por
todos os seres devem fluir do coração de quem foi educado adequadamente. Essa
pessoa deve sentir-se movida pelo serviço à sociedade no lugar de preocupar-se
com suas próprias aspirações com aquisições. Este deve ser o propósito real da
educação em seu sentido verdadeiro.
Tradução Marilu Martinelli
|
1- “Há uma só religião, a
religião do amor.
Há uma só casta, a casta da
Humanidade.
Há uma só linguagem, a
linguagem do coração.
Há um só Deus, e Ele é
Onipresente”.
2- “Ninguém tem o direito de
aconselhar os outros, a menos
que já esteja praticando
aquilo que prega”.
Divino discurso de 1º de
outubro de 1976 – Proshanti Nilayam
3- “Ninguém deve criticar nem
odiar a religião de outra pessoa.
Todas são uma”
Sai Baba – Sanathan Sarathi
– maio de 1996
4- “Cada um deve praticar sua
própria religião sinceramente.
Um cristão deve ser um bom
cristão.
Um hindu deve ser um bom
hindu.
Um muçulmano deve ser um bom
muçulmano.
Que cada um seja um
praticante verdadeiro de sua religião”.
5- “Vim para acender a chama do
amor em seus corações, para que ela brilhe dia a dia com mais esplendor.
Não vim em benefício de
alguma religião em particular.
Não vim em nenhuma missão de publicidade para
qualquer seita, credo ou causa, nem vim reunir seguidores para nenhuma
doutrina.
Não tenho planos para atrair
seguidores para nenhuma doutrina.
Não
tenho planos para atrair discípulos ou devotos ao Meu Rebanho
ou
a algum outro rebanho.
Vim
para falar-lhes desta Fé Unitária, Universal, deste Princípio Divino, desta
Ação de Amor, deste Dever de Amor, desta Obrigação de Amor”.
SAI BABA
Educador
Indiano
Não atentem para as diferenças de casta, credo, cor,
comunidades,
nacionalidades e religiões.A verdadeira educação
visa a equanimidade entre os estudantes.
As religiões podem ser diferentes,mas o caminho é
um.
Os seres humanos podem ser diferentes,mas a
divindade no homem é uma.
São muitas as nações, mas o planeta é único.
As estrelas são muitas, mas o céu é único.
Os homens são muitos mas a respiração é única.
As flores são muitas, mas a veneração é única.
Todos são um: sejam da mesma maneira com todos.
Vocês precisam praticar estas verdades e ajudar
outros a praticarem isto na sua vida diária.
“O ser humano é um tipo de diretor de cena do que
ocorre na Natureza.”
Esquecendo-se de suas responsabilidades, o ser
humano luta por direitos.
Caso uma profunda investigação seja realizada, será
verificado que o ser humano não tem qualquer tipo de direito neste mundo. Ele
só tem deveres e não direitos.
É tolice lutar por direitos sem se encarregar de
seus deveres.
Todo o caos e os conflitos no mundo são devidos ao
fato de que os seres humanos se esquecem de seus deveres.
Se cada um se encarregasse de seu dever,o mundo
seria pacífico e próspero.
Quando o líder realiza seus deveres de forma
apropriada, os empregados
trabalharão bem. Quando os pais se encarregam de
seus deveres, os filhos se encarregarão de suas responsabilidades.
Quando os filhos se encarregarem de seus deveres
para com seus pais,
estes pais serão respeitados.
Da mesma forma, quando professores cumprem com seus
deveres,
os estudante comportar-se-ão bem.
Quando os estudantes se encarregam bem de seus
deveres, as autoridades vão ter o devido respeito.
Hoje os seres humanos estão esquecendo suas
obrigações.
O Cosmos é um organismo de partes inter-relacionadas.
Quando cada um
cumpre seu dever, os benefícios estão disponíveis
para todos. O ser humano
só tem direito a realizar seus deveres e não aos
frutos destes deveres.
VIVÊNCIAS E PRÁTICAS - ATIVIDADES
SEJA! FAÇA!
DIGA!
Pratique antes
de preceituar!
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