quarta-feira, 11 de abril de 2012

INTRODUÇÃO A VALORES HUMANOS


CARTA AOS PROFESSOR


   Não imaginem que seu serviço às crianças é para o bem delas, pois é igualmente para o seu próprio bem. Vocês lidam com crianças, seu crescimento e amadurecimento.Devem estar atentos a esta preciosidade e à necessidade de expressar isto em seus atos.
Não nutram orgulho imaginando que as crianças necessitam de seus serviços.Vocês precisam delas tanto quanto elas de vocês.
Professores que promovam o amor mútuo em si mesmos e em seus pupilos são muito necessários atualmente.
O homem é essencialmente uma fonte de eterna alegria, paz e devoção. Cultivem isto em preceitos, exemplos e exercícios durante o ano letivo e os educandos terão segurança e doçura enquanto viverem.
Os Valores humanos não podem ser absorvidos através de textos, ou discursos. Aqueles que procuram passar os valores aos estudantes devem primeiramente praticar eles mesmos e dar o exemplo.
Encham seus corações de amor e ponham as crianças sob seus cuidados na senda ideal. Sacrifiquem tudo que tiverem pelo bem das crianças puras de coração, que contam com vocês como guias
Vocês podem ensinar o amor aos estudantes somente através do amor. Vocês estão lidando com crianças tenras, no papel de professores, guias e exemplos. Devem se equipar para estas metas, vivendo os valores que distinguem os homens.
Sirvam primeiro para que, então conquistem a posição de líderes. Somente um bom servo pode tornar-se um grande mestre. Este novo empreendimento educacional só pode ter sucesso quando suas vidas forem saudáveis.
Os professores podem atingir altos ideais se cooperarem, forem disciplinados imbuindo-se de serviço, sacrifício e se forem determinados para o sucesso. Instruam as crianças a reverenciarem seus pais. Esta é a primeira coisa a fazer.
O professor tem a parte mais importante na formação do futuro do país. De todas as profissões, a sua é a mais nobre, a mais difícil e a mais importante.  Se um aluno tem um vício, ele sozinho sofre por isto; mas se um professor tem um vício, milhares são poluídos por isto.
Aqueles que ensinam e os que aprendem devem ter calma, concentração e muita atenção.
Somente um grande professor pode moldar um grande estudante. Vocês devem plantar sementes espirituais nas mentes jovens e nutri-las para que cresçam. Entre todas as profissões, o ensino é a que traz consigo a maior responsabilidade. Os professores devem moldar os jovens de hoje para que se tornem honrados cidadãos de amanhã.
Se os próprios professores não seguirem a ética da veracidade, etc., como poderão instruir bons hábitos e valores as crianças?
Os professores não devem se preocupar com as considerações sobre as horas de trabalho; quando necessário, devem estar preparados para permanecerem no serviço por algumas horas a fim de tirarem dúvidas dos estudantes e ajudá-los a completar seus exercícios. Este é seu dever.
Se os professores fizerem a sua parte corretamente, as nações serão transformadas. Os pais e os professores são os culpados de todas as más práticas entre os estudantes. Cultivem no coração a Verdade, a Ação Correta, a Paz e o Amor. A colheita deve ser feita no coração e partilhada com os outros. Vocês devem cultivar os valores humanos e incorporar a disciplina espiritual juntamente com a educação mundana.
Para ensinar os valores humanos, gemas preciosas, são necessários professores competentes e dedicados que pratiquem estes valores. No cultivo dos valores humanos deve se dar ênfase ao não desperdício de dinheiro, alimento e tempo. Até mesmo os professores devem ser treinados para isto.
O mais sagrado dos serviços é o prestado as crianças. Conduzam as crianças pela senda feliz da verdade. Deixem seus rostos sempre mostrarem sorrisos oriundos da alegria originada da contemplação dos semblantes infantis.
 Levem adiante seus deveres como professores com espírito de dedicação, amor e serviço. Sejam exemplos brilhantes para o país e para o mundo.
As crianças são lamparinas que podem iluminar o caminho da nação. A primeira tarefa dos professores é o cultivo das virtudes no coração de seus pupilos.
Professor e aluno. Ambos imergirão na alegria somente quando o amor, que não espera retorno, possa uni-los.

Sai Baba


O PROFESSOR E A ALEGRIA DE SERVIR                                                          SATHYA SAI BABA

  O coração tem capacidades extraordinárias. Quando enxergamos com os olhos do coração, mudamos nossa visão de nós mesmos do semelhante e do mundo. Despertamos para o que é real e verdadeiro na existência, e nos permitimos viver como seres humanos. Os valores adquirem outra dimensão e conferem outro sentido, importância e qualidade à vida. A abertura do coração desenvolve reverência, veneração, respeito, compaixão e capacidade de servir amorosamente. A partir daí, nos descobrimos como seres espirituais e permitimos que o sagrado faça parte integrante de nossa vida. Celebramos essa descoberta renovando esperanças e fé. Percebemos que o mesmo Deus se manifesta em todos os seres e por isso começamos a pensar, sentir e agir com mais generosidade e lucidez. Hoje em dia, as escolas e universidades se negam a falar em Deus, se recusam a ter fé e quando a têm sentem vergonha de dizer e demonstrar, como se isso significasse ser antiquado e pouco inteligente. Se quisermos mudar nossa sociedade, que busca o sucesso e a prosperidade a qualquer custo, ferindo homens e natureza, e negando Deus ou procurando colocá-Lo sempre como uma força à serviço de ganhos materiais; temos que mudar os princípios que a norteiam: a dominação, a ganância e o egocentrismo, enfim, a falta de amor e de fé.

A ética e a estética do bem e do belo nos leva a ultrapassar o paradigma anti-humano que vigorou e conformou nossa história até aqui. Um projeto educacional compatível com o momento de transição de padrões sociais que atravessamos, não pode separar Deus do mundo nem ignorar a sede de vivência espiritual do ser humano. Quando nos distanciamos do sagrado, nos tornamos insensíveis ao poder mágico da natureza e do universo, e nos distanciamos de nós mesmos e dos nossos semelhantes. A espiritualidade que emerge do coração se baseia na integração de crenças, raças e sexos sem preconceitos separatistas, e propõe a experiência da comunhão entre todos os seres humanos através do reconhecimento de nossa origem comum, cósmica. A educação que pretenda construir um sonho e trabalhar para que esse sonho se torne realidade tem que forçosamente se aprofundar no conhecimento dessa força transformadora e unificadora que é o amor.

O amor se revela generosamente no serviço desinteressado; e o professor é intrinsecamente um servidor amoroso. Ensinar é um ato de grande generosidade. Ao servir generosamente, o coração floresce e o cultivo do amor enobrece nossos atos. Não é preciso exigir comprovações da importância de amar e servir, a dedicação é movida pelo amor e nos dá o suporte necessário. A fé no ser humano e no divino nos fortalece, não necessitamos nem aprovação nem recompensas, e assim nos libertamos de amarras egoístas ao mesmo tempo que adquirimos o espírito de doação. O serviço consiste no estabelecimento da associação genuína com a divindade dentro de nós, e o reconhecimento da mesma divindade imanente no semelhante.

Servir nos confere renovação de energias, otimismo, alegria e principalmente um sentido mais amplo à vida. Servir é colocar a fé em prática. Nunca sabemos exatamente a extensão e importância de nossas ações... Uma ação amorosa e altruísta, por mais banal que a consideremos, pode ser de grande valia para alguém e certamente nos ajudará a evoluir. Estar à serviço não é ser subserviente ou procurar amenizar culpas; é entrar no fluxo renovador da lei de doação natural da energia universal. Existe diferença entre servir e ajudar. Servir implica sair de dentro de si mesmo, transcende a ajuda pura e simples a alguém que tenha menos que nós, ou dependa circunstancialmente de nós. Servir nos leva à percepção da unidade na diversidade, e nos oferece a chave para abertura do centro da alma, o coração.

Lecionar é basicamente doação, é uma extraordinária possibilidade de ultrapassar limitações da nossa personalidade, permite o enriquecimento de nossas experiências quotidianas ampliando nossos conhecimentos, compreensão de nós mesmos e do outro pela capacidade de amar. Quando servimos amorosamente, com destemor e perseverança, sacralizamos a vida. As dificuldades e desafios nos transformam em seres humanos melhores, e nos mostram horizontes inéditos além de nos ensinar a aprender com os próprios erros e permitir o afloramento de novas qualidades. O professor que se predispõe a servir sabe que só cumpriu com sua tarefa de educador quando ao fim de uma aula, ele aprendeu mais e comungou com os alunos a alegria de compartilhar do conhecimento. Servir amorosamente faz da convivência uma fascinante aventura e nos unifica numa grande celebração da vida.

Marilú Martinelli

PALAVRAS DE SRI SATHYA SAI BABA SOBRE DUCAÇÃO 


O coração tem capacidades extraordinárias. Quando enxergamos com os olhos do coração, mudamos nossa visão de nós mesmos do semelhante e do mundo. Despertamos para o que é real e verdadeiro na existência, e nos permitimos viver como seres humanos. Os valores adquirem outra dimensão e conferem outro sentido, importância e qualidade à vida. A abertura do coração desenvolve reverência, veneração, respeito, compaixão e capacidade de servir amorosamente. A partir daí, nos descobrimos como seres espirituais e permitimos que o sagrado faça parte integrante de nossa vida. Celebramos essa descoberta renovando esperanças e fé. Percebemos que o mesmo Deus se manifesta em todos os seres e por isso começamos a pensar, sentir e agir com mais generosidade e lucidez. Hoje em dia, as escolas e universidades se negam a falar em Deus, se recusam a ter fé e quando a têm sentem vergonha de dizer e demonstrar, como se isso significasse ser antiquado e pouco inteligente. Se quisermos mudar nossa sociedade, que busca o sucesso e a prosperidade a qualquer custo, ferindo homens e natureza, e negando Deus ou procurando colocá-Lo sempre como uma força à serviço de ganhos materiais; temos que mudar os princípios que a norteiam: a dominação, a ganância e o egocentrismo, enfim, a falta de amor e de fé.
O egoísmo, a avareza, a ostentação e a injustiça prevalecem em todas as áreas. A nação não tem paz e o sentimento de segurança é muito frágil. À medida que se desenvolve a ciência e a tecnologia, a humanidade e o amor mútuo também deverão desenvolver-se na mesma medida, pois do contrário o homem chegará a ser uma ameaça para o próprio homem. A sensibilidade humana deveria ser tão elevada que ninguém pudesse tolerar a dor e a miséria do outro. Porém, quando alguém não se comove com a miséria dos seus próprios pais, como conseguir nele o cultivo deste gesto de bondade?

A educação deve transformar uma pessoa em uma autêntica encarnação da realidade superior, que é a base do universo material, da vida no mundo, do crescente domínio da mente e da comunidade humana.

A educação é o espelho que reflete a divindade imanente no homem, evidente em cada expressão de seu caráter. O processo educativo deve dar ao homem a inspiração necessária para descobrir essa verdade, buscando-a mediante o estudo do mundo objetivo. A completa realização reside na conscientização dessa verdade, que uma vez assimilada, não necessita de correção, modificação ou revisão.

A educação deve conduzir ao sucesso de uma vida dentro de uma atmosfera de unidade, sem as muitas exigências da diversidade. A pessoa educada percebe a relação que existe entre aquilo que parece diferente, mas que na verdade não é.

A educação deve demonstrar o caminho que permita ao homem fazer brotar o manancial oculto da divindade que possui em seu ser, sem que se enrede nas malhas das coisas materiais. Deve fomentar a transformação espiritual que é fundamental, acima até mesmo da elevação moral.

O verdadeiro sinal de que uma pessoa é educada, está na sua atitude de igualdade com o outro. Ela vê na sociedade, a manifestação do divino. A educação não conduz o homem da natureza até a alma que tudo penetra, mas o leva a estudar a natureza sob o enfoque unificador em função da alma.

Quando as forças da natureza vem sendo dominadas com propósitos egoístas, essas forças se voltam contra o homem como pragas, porém se são respeitadas como revelações da alma, se tornam benéficas. A educação deve dar ao ser humano esta visão. O processo pelo qual o ser humano renuncia a liberdade e se deixa aprisionar na rede do desejo, nunca poderia ser chamado educação. O objetivo da educação deve ser assegurar a paz e a estabilidade em cada país, pregando e praticando continuamente a unidade.

A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, porém de que serve todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter? É como água que se esvai pelo ralo. Se o conhecimento cresce enquanto os desejos se multiplicam, é inútil, porque faz de uma pessoa herói de palavras, mas inútil de ações. Os sucessos do homem nos campos da ciência e da tecnologia tem ajudado a melhorar as condições materiais da vida, porém o que necessitamos atualmente é uma transformação do espírito. A educação não somente deve servir para desenvolver a inteligência e as habilidades de uma pessoa, mas sim para ampliar a visão e torná-la verdadeiramente útil à sociedade e ao mundo. Isto só será possível quando o cultivo do espírito se promova paralelamente à educação em ciências físicas. A educação moral e espiritual capacitará o homem para viver uma vida disciplinada. A educação sem autocontrole não é educação em nenhum sentido. A educação formal deve despertar no ser humano a consciência da divindade que subjaz nele. Os educadores têm que se sensibilizar neste sentido, para poder cumprir verdadeiramente com a finalidade da educação.

A verdadeira educação deve tornar uma pessoa compassiva e humana, não egocêntrica e de critérios estreitos. A simpatia espontânea e o interesse por todos os seres devem fluir do coração de quem foi educado adequadamente. Essa pessoa deve sentir-se movida pelo serviço à sociedade no lugar de preocupar-se com suas próprias aspirações com aquisições. Este deve ser o propósito real da educação em seu sentido verdadeiro.

Tradução Marilu Martinelli

 

SAI BABA – SEU TRABALHO HUMANITÁRIO E SUA MENSAGEM ESPIRITUAL


1-    “Há uma só religião, a religião do amor.
Há uma só casta, a casta da Humanidade.
Há uma só linguagem, a linguagem do coração.
Há um só Deus, e Ele é Onipresente”.

2-    “Ninguém tem o direito de aconselhar os outros, a menos
que já esteja praticando aquilo que prega”.
Divino discurso de 1º de outubro de 1976 – Proshanti Nilayam

3-    “Ninguém deve criticar nem odiar a religião de outra pessoa.

Todas são uma”

Sai Baba – Sanathan Sarathi – maio de 1996

4-    “Cada um deve praticar sua própria religião sinceramente.
Um cristão deve ser um bom cristão.
Um hindu deve ser um bom hindu.
Um muçulmano deve ser um bom muçulmano.
Que cada um seja um praticante verdadeiro de sua religião”.

5-    “Vim para acender a chama do amor em seus corações, para que ela brilhe dia a dia com mais esplendor.
Não vim em benefício de alguma religião em particular.
Não vim em nenhuma missão de publicidade para qualquer seita, credo ou causa, nem vim reunir seguidores para nenhuma doutrina.
Não tenho planos para atrair seguidores para nenhuma doutrina.
Não tenho planos para atrair discípulos ou devotos ao Meu Rebanho
ou a algum outro rebanho.
Vim para falar-lhes desta Fé Unitária, Universal, deste Princípio Divino, desta Ação de Amor, deste Dever de Amor, desta Obrigação de Amor”.

SAI  BABA
Educador Indiano


Não atentem para as diferenças de casta, credo, cor, comunidades,
nacionalidades e religiões.A verdadeira educação visa a equanimidade entre os estudantes.
As religiões podem ser diferentes,mas o caminho é um.
Os seres humanos podem ser diferentes,mas a divindade no homem é uma.
São muitas as nações, mas o planeta é único.
As estrelas são muitas, mas o céu é único.
Os homens são muitos mas a respiração é única.
As flores são muitas, mas a veneração é única.
Todos são um: sejam da mesma maneira com todos.
Vocês precisam praticar estas verdades e ajudar outros a praticarem isto na sua vida diária.
“O ser humano é um tipo de diretor de cena do que ocorre na Natureza.”

Esquecendo-se de suas responsabilidades, o ser humano luta por direitos.
Caso uma profunda investigação seja realizada, será verificado que o ser humano não tem qualquer tipo de direito neste mundo. Ele só tem deveres e não direitos.
É tolice lutar por direitos sem se encarregar de seus deveres.
Todo o caos e os conflitos no mundo são devidos ao fato de que os seres humanos se esquecem de seus deveres.
Se cada um se encarregasse de seu dever,o mundo seria pacífico e próspero.
Quando o líder realiza seus deveres de forma apropriada, os empregados
trabalharão bem. Quando os pais se encarregam de seus deveres, os filhos se encarregarão de suas responsabilidades.
Quando os filhos se encarregarem de seus deveres para com seus pais,
estes pais serão respeitados.
Da mesma forma, quando professores cumprem com seus deveres,
os estudante comportar-se-ão bem.
Quando os estudantes se encarregam bem de seus deveres, as autoridades vão ter o devido respeito.

Hoje os seres humanos estão esquecendo suas obrigações.
O Cosmos é um organismo de partes inter-relacionadas. Quando cada um
cumpre seu dever, os benefícios estão disponíveis para todos. O ser humano
só tem direito a realizar seus deveres e não aos frutos destes deveres.



VIVÊNCIAS E PRÁTICAS - ATIVIDADES

SEJA! FAÇA! DIGA!
Pratique antes de preceituar!


 


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