PROJETO FOLCLORE
EJA
Justificativa:
Como o folclore é uma verdadeira
radiografia da cultura de um povo, ignorá-lo é negar um mundo repleto de
riqueza e sabedoria. Como é maravilhoso trabalhar com folclore! Descobrir o que
está por trás de cada trava-linguas, parlendas, mitos e lendas. Que valores e
mensagens há para a vida? Através dessas atividades, pode-se despertar nos
alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção de textos.
Portanto neste mês sentimos a
necessidade de familiarizar com os alunos a riqueza da cultura folclórica e
suas manifestações em diferentes regiões do país.
Objetivo:
Estudar o folclore, sua diversidade e
importância com a preservação de cultura.
Objetivos
gerais:
Favorecer o desenvolvimento criativo dos
alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas,
produções de textos, as lendas mais comentada em cada local, debates sobre a
cultura popular.
CONTEÚDOS
Português
*
Linguagem
oral e atividades de leitura da linguagem escrita. Conhecimento das várias
modalidades de linguagem (histórias, poesias, quadrinhos, piadas, músicas,
provérbios, adivinhações, notícias, reescritas.
Matemática
*
Situações
problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão
tendo como elementos, os jogos, os brinquedos folclóricos, etc...
Arte
*
Confecção
de murais para exposição, mascara de saci pererê, confecção de materiais
recicláveis, bumba-meu-boi, desenhos, pinturas, confecção teatro fantoche, etc.
História
*
Reconhecimento
de personagens lendas, músicas, danças, comida típicas, ditado populares,
etc...
Ciências
*
Os
animais das lendas, plantas nativas de cada região, alimentação.
Geografia
*
Trabalhar
as lendas e os costumes de cada região do Brasil.
Metodologia
Conversa
com os alunos sobre o que sabem sobre folclore;
Motivação
da leitura dos diversos tipos de textos folclóricos: como as fábulas, as
lendas, os ditados populares, e outros;
Desafiando
a leitura de textos folclóricos, pontuando e refletindo com os alunos os
valores que são transmitidos através dos mesmos;
Pesquisar
as diferentes formas de manifestação do folclore brasileiro, principalmente, do
folclore alagoano, em revistas, livros, jornais, internet, etc.
Consultar
pessoas mais velhas para saber como as coisas aconteciam antigamente, fazendo
um paralelo com os dias de hoje;
Confeccionar
painel com as informações sobre os costumes do passado e os atuais:
personagens, músicas, danças, etc.
Construção
de bumba-meu-boi, cata-vento, e outros;
Relembrar
e cantar cantigas de roda e as brincadeiras de criança;
Pesquisar
e recitar parlendas, poesias, quadrinhos e adivinhações;
Organizar
apresentações artísticas sobre o folclore: teatro de fantoche, dança, etc.
Desenvolvimento
1)
Texto
informativo sobre a origem do folclore, definição e importância - (atividade
xerocada).
2)
Quem
lançou a palavra folclore?
3)
O
que significa folk e lore?
4)
No
Brasil, quais são as três correntes étnicas que contribuíram para a sua
formação?
Pesquisar:
Ø
Ditados
populares
Ø
Trava-lingua
Ø
Temas
de para choques
Ø
Adivinhas
Ø
Parlendas
Ø
Lendas
Abrangência: 1º, 2º e 3º etapas.
Período: 2 semanas.
Professoras
executoras
*
Luciliana
*
Maria
de Lourdes
*
Maria
Cristina
*
Olga
Coordenação
de Apoio
*
Márcia
Adriana Portes Luna
Nenhum comentário:
Postar um comentário