quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO FOLCLORE


 PROJETO FOLCLORE EJA

Justificativa:

Como o folclore é uma verdadeira radiografia da cultura de um povo, ignorá-lo é negar um mundo repleto de riqueza e sabedoria. Como é maravilhoso trabalhar com folclore! Descobrir o que está por trás de cada trava-linguas, parlendas, mitos e lendas. Que valores e mensagens há para a vida? Através dessas atividades, pode-se despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção de textos.
Portanto neste mês sentimos a necessidade de familiarizar com os alunos a riqueza da cultura folclórica e suas manifestações em diferentes regiões do país.

Objetivo:

Estudar o folclore, sua diversidade e importância com a preservação de cultura.

Objetivos gerais:

Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos, as lendas mais comentada em cada local, debates sobre a cultura popular.

CONTEÚDOS

Português
*        Linguagem oral e atividades de leitura da linguagem escrita. Conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, poesias, quadrinhos, piadas, músicas, provérbios, adivinhações, notícias, reescritas.

Matemática
*        Situações problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão tendo como elementos, os jogos, os brinquedos folclóricos, etc...

Arte
*        Confecção de murais para exposição, mascara de saci pererê, confecção de materiais recicláveis, bumba-meu-boi, desenhos, pinturas, confecção teatro fantoche, etc.

História
*        Reconhecimento de personagens lendas, músicas, danças, comida típicas, ditado populares, etc...

Ciências
*        Os animais das lendas, plantas nativas de cada região, alimentação.

Geografia
*        Trabalhar as lendas e os costumes de cada região do Brasil.

Metodologia

Conversa com os alunos sobre o que sabem sobre folclore;
Motivação da leitura dos diversos tipos de textos folclóricos: como as fábulas, as lendas, os ditados populares, e outros;
Desafiando a leitura de textos folclóricos, pontuando e refletindo com os alunos os valores que são transmitidos através dos mesmos; 
Pesquisar as diferentes formas de manifestação do folclore brasileiro, principalmente, do folclore alagoano, em revistas, livros, jornais, internet, etc.
Consultar pessoas mais velhas para saber como as coisas aconteciam antigamente, fazendo um paralelo com os dias de hoje;
Confeccionar painel com as informações sobre os costumes do passado e os atuais: personagens, músicas, danças, etc.
Construção de bumba-meu-boi, cata-vento, e outros;
Relembrar e cantar cantigas de roda e as brincadeiras de criança;
Pesquisar e recitar parlendas, poesias, quadrinhos e adivinhações;
Organizar apresentações artísticas sobre o folclore: teatro de fantoche, dança, etc.

Desenvolvimento

1)      Texto informativo sobre a origem do folclore, definição e importância - (atividade xerocada).
2)      Quem lançou a palavra folclore?
3)      O que significa folk e lore?
4)      No Brasil, quais são as três correntes étnicas que contribuíram para a sua formação?

Pesquisar:

Ø  Ditados populares
Ø  Trava-lingua
Ø  Temas de para choques
Ø  Adivinhas
Ø  Parlendas
Ø  Lendas

Abrangência: 1º, 2º e 3º etapas.

Período: 2 semanas.

Professoras executoras
*        Luciliana
*        Maria de Lourdes
*        Maria Cristina
*        Olga

Coordenação de Apoio
*        Márcia Adriana Portes Luna

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