terça-feira, 10 de abril de 2012

Ministério da Educação irá avaliar alfabetização em 2013

Por Larissa Alberti | Redação Unyleya – 29/03/2012 17:42:00
A alfabetização das crianças de oito anos de idade será avaliada pelo Governo Federal no próximo ano. A afirmação foi dada ontem pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, em São Paulo, durante um encontro que contou com a presença de mais de 290 empresários brasileiros. A avaliação será uma ampliação da Provinha Brasil, que verifica o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, e fará parte do programa Alfabetização na Idade Certa, criado para garantir a alfabetização de crianças na idade apropriada. O programa incluirá materiais didáticos adequados, avaliação permanente e mais recursos direcionados para proporcionar que todas as crianças de oito anos de idade saibam ler e escrever.
De acordo com o ministro, os níveis de qualidade da educação pública ainda são muito baixos, apesar de o Brasil ter sido um dos países com melhor índice de melhora de posição no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) na última década. Essa é a quinta de 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), anunciado pelo governo no final de 2010. O plano prevê ainda, entre outras metas, universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos; oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica;  e elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. A previsão é de que todas as metas sejam alcançadas nos próximos dez anos.
O governo prevê mudanças na área da educação até 2020, que têm como objetivo proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, com bons colégios e professores capacitados.

http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Minist%C3%A9rio+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+ir%C3%A1+avaliar+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+em+2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário