PROJETO
VIAJANDO PELO SABER – CRE 13ª
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES REALIZADAS DE MAIO DE 2011 A MARÇO DE 2012
O presente documento
visa detalhar as ações realizadas durante o ano letivo de 2011, do Projeto
Viajando pelo Saber, que teve inicio em maio, em atendimento as turmas do 1º
segmento da EJA (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, perfazendo o total de 1.840
horas.
As aulas ocorreram em
diversos espaços alternativos, com a parceria da escola Estadual Mário Broad, como
meio de garantir a certificação do 1º , 2º e 3º etapas do 1º segmento da EJA,
bem como os mesmos direitos do aluno matriculado na rede estadual.
Espaços de atendimento aos alunos da EJA:
Ø Associação
Comunitária RZ
Ø CNPJ
00192384/0001-91
Rua Belo Monte, 115 Jacintinho – CEP
.57.040.580 – Maceió/ Al
Email acrzmaceio@hotmail.com
Ø Centro Sócio
Educativo Deus Proverá
Ø CNPJ
35564285/0001 -78
Rua São Benedito, s/n Jacintinho
Email
deusdeprovidencia@hotmail.com
Ø Escola São Judas
Tadeu
Ø CNPJ
69987600/0001-91
Rua João Lício Marques, 75 Jacintinho
Email escolasjt@hotmail.com
Ø Comunidade
Evangélica Adoradores de Deus
Ø Rua Breno
Cansação, 427 – Jacintinho
Ø Prefeitura
Comunitária do Jacintinho
Ø Rua Pastor
Eurico Calheiros, 794 – Jacintinho
Ø Associação das
Mulheres Unidas Moradoras do Feitosa – ASMUMF
Ø Rua Pastor
Eurico Calheiros, 780 CEP. 57043045 – Jacintinho/ Feitosa
Ø CNPJ
11.015.262/0001-46
Ø Casa Pastoral
Nossa Senhora das Dores
Ø Rua Guilherme
Rogato, s/n – Jacintinho 57.041-450
EQUIPE
DE ATENDIMENTO AS TURMAS
Coordenadora de Apoio
Márcia
Adriana Portes Luna
Professoras
Floracy
de Lira Miranda
Gedida
Silva dos Santos
Geny
Gomes Ventura
Luciliana
Silva dos Santos
Maria
de Lourdes Rocha dos Santos
Olga
Araujo de Oliveira
Rosenita
Gomes Ventura
Mapa
da atual situação dos espaços de aula e respectivos monitores
Ø Associação Comunitária RZ
Ø Professora Floracy de Lira Miranda
Número
de inscrito: 39
Número
de desistente: 27
Número
de frequentes: 12
Número
de aprovados: 11/1ª etapa e 1/ 2ª etapa
Ø Centro Sócio Educativo Deus Proverá
Ø
Professora
Gedida Silva dos Santos
Número
atendido: 11
Número
que retornaram a família: 07
Número
que serão encaminhadas a outras instituições: 04
Esse
espaço atendeu meninas que viviam no abrigo, como meio de promover o reforço
escolar, bem como a alfabetização daquelas que não tiveram o acesso à escola.
Muitas
das meninas atendidas retornaram a família. Hoje o abrigo conta com 04 meninas,
sendo que essas serão encaminhadas a outras instituições de abrigo, pois o
espaço será fechado por um período, devido à má condição financeira que passa a
instituição.
Ø Escola São Judas Tadeu
Ø Professora Geny Gomes Ventura
Número
inscrito: 29
Número
de desistentes: 10/ 1ª etapa e 01/2ª etapa
Número
de Frequentes: 18
Número
de Aprovados: 10/ 1ª etapa e 06/ 2ª etapa
Número
de Reprovado: 01/ 1ª etapa e 01/2ªetapa
Ø Comunidade Evangélica Adoradores de Deus
Ø Professora Luciliana Silva dos Santos
Número
de inscritos: 27
Número
de desistentes: 11
Número
de frequentes: 16
Número
de aprovados: 14/ 1ª etapa e 02/ 2ª etapa
Ø Prefeitura Comunitária do Jacintinho
Ø Professora Maria Cristina Barbosa da Silva
Número
de inscritos: 33
Número
de desistentes: 15
Número
de frequentes: 18
Número
de aprovados: 14/1ª etapa, 02/ 2ª etapa e 02/3ª etapa
Ø Associação
das Mulheres Unidas Moradoras do Feitosa – ASMUMF
Ø Professora Maria de Lourdes Rocha dos Santos
Número
de inscritos: 39
Número
de desistentes: 10/ 1ª etapa e 06/ 2 etapa
Número
de frequentes: 23
Número
de aprovados: 10/ 1º etapa, 06/ 2ª etapa e 03/3ª etapa
Número
de reprovados: 01/2ª etapa e 03/ 3ª etapa
Ø Casa Pastoral
Ø Professora Olga Araujo de Oliveira
Número
de inscritos: 31
Número
de desistentes: 13/ 1 etapa e 02/ 2ª etapa
Número
de frequentes: 16
Número
de aprovados: 14/ 1ª etapa e 02/2ª etapa
Ø Escola São Judas Tadeu
Ø Professora Rozenita Gomes Ventura
Número
de inscritos: 29
Número
de desistentes: 10/ 1ª etapa e 01/ 2ª etapa
Número
de frequentes: 18
Número
de aprovados: 10/1ª etapa e 06/2ª etapa
Número
de reprovados: 01/ 1ª etapa e 01/2ª etapa
QUADRO GERAL DE MATRICULAS E RESULTADO FINAL
1-
Número
total de inscritos: 227
2-
Número
total de desistentes: 106
3-
Número
total de frequentes: 121
4-
Número
total de aprovados: 113
5-
Número
total de reprovados: 08
GRÁFICO FINAL DO EJA
Figura 1- Gráfico do resultado final – EJA 2011
ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA EJA NOS ESPAÇOS
ALTERNATIVOS
Houve
um número significativo de matriculados no programa de atendimento para a EJA
nesses espaços alternativos, nota-se que o número de inscrito foi de 227, porém
percebe-se que houve um número significativo de desistentes, ocasionando uma
queda de 106 de matriculados.
Há analise da
problemática se faz a partir das observações realizadas durante as etapas no
desenvolvimento do processo. Muitos foram às dificuldades vivenciadas no
decorrer do programa, tais como: a demora em começar o ano letivo, a violência
no bairro, o cansaço físico e mental (trabalho), a fome, as doenças, as
dificuldades de aprendizagens, metodologia de ensino inadequada, mudança de
local de alguns espaços, mudança de alunos para outras comunidades, pouca
infraestrutura em alguns espaços (quadro, iluminação e carteiras), o pouco
incentivo do poder público. Esses fatores foram agravantes para o problema da
evasão, que inevitavelmente, se não sanadas, a EJA não conseguirá cumprir de
forma eficaz o seu papel social.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo
projeto ao longo do ano, o número de frequentes ficou em 121, representando uma
porcentagem pequena entre os desistentes, ou seja, quase um pouco mais da
metade dos matriculados. Dessa
estimativa, um número significativo de matriculados conseguiu ser aprovados
para as outras etapas, sendo que alguns já foram encaminhados a procurar o
sexto ano de ensino nas escolas públicas que oferecem disponibilidade de vagas.
Também dentro dessa estimativa houve um número pequeno de reprovados,
perfazendo um total de 08 Esses alunos devem ser analisados de forma a
compreender suas dificuldades para que essas possam ser superadas. Nesse sentido, deve-se olhar para esses problemas
e buscar o máximo de solução para que as ações voltadas para a EJA se consuma
de fato, e que os direitos sejam garantidos pela população que não tiveram
acesso ao ensino.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
As
atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram: a) visitas semanalmente nos
espaços de aula; b) acompanhamento das aulas; c) acompanhamento das frequências
dos alunos; d) encontro quinzenalmente para o planejamento pedagógico; e)
orientação nas atividades de produção de textos, f) seminário sobre apresentação
de trabalho com produção textual; g) coordenação do Curso de Introdução a
Educação em Valores Humanos; h) encontros semanais na CRE13ª; i) entrega de
relatórios das visitas semanal e mensal; j) entrega de documentos mensais; l)
participação na Formação Continuada; m) visita a educando com problema de
saúde; n) participação no desfile de Emancipação de Alagoas junto aos alunos;
o) orientação e apoio no desenvolvimento do projeto de Folclore; p) apoio a
mudança de espaço físico; q) contato com representantes da comunidade para
parceria; r) apoio a material pedagógico; s) participação em comemorações
festivas; t) criação do Blog http://genteativa.blogspot.com.br.
EQUIPAMENTOS
UTILIZADOS
Ø
Power
Point
Ø
Note
book
Ø
Áudio
/ CD
Ø
Livros
didáticos
Ø
Textos:
histórias, contos, poemas, músicas, etc
ATIVIDADES
PRINCIPAIS
Introdução
ao Curso Básico de Educação em Valores Humanos.
Instrutora: Hebe Teixeira Dias
Objetivo: O curso objetivou trabalhar o aprimoramento do ser humano por
meio de valores como a verdade, a retidão, a paz, o amor e a não–violência;
técnicas associadas como atividades em grupo, canto, harmonização, citação e
conto/história; níveis de personalidade intelectual, físico, emocional,
psíquico e espiritual, bem como trabalhos com os campos de ação como o
discernimento, a intuição, a atuação, a palavra, a ação, o pensamento, o ser, o
fluir da energia do amor e o compreender.
PROJETO FOLCLORE
Teve
como objetivo estudar o folclore, sua diversidade e importância com a
preservação de cultura. E como objetivo geral favorecer o desenvolvimento
criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos,
músicas, expressão teatral, produções de textos, as lendas mais comentada em
cada local, debates sobre a cultura popular.
Esse
projeto foi desenvolvido em quatro turmas, com abrangência: 1º, 2º e 3º etapas, por um período de duas semanas.
Professoras
executoras:
Ø
Luciliana
Silva dos Santos
Ø
Maria
de Lourdes Rocha dos Santos
Ø
Maria
Cristina Barbosa da Silva
Ø
Olga
Araujo de Oliveira
APRESENTAÇÃO
DE TEATRO DE FANTOCHE
Alunos: Márcio Silva de Lima e Maria Ancelma de
Barros, Profª Maria de Lourdes
DESFILE EMANCIPAÇÃO DE ALAGOAS
Este desfile teve como
enredo homenagear diversas mulheres alagoanas que tem representação social e
política no estado. Neste desfile houve a participação de 28 educandos que representaram
o Programa de atendimento a EJA em todo o estado de Alagoas. Em especial, as
turmas desfilaram com a faixa da Profª Marinaide Queiroz, representação
feminina homenageada pelo grupo.
Coordenadoras Mônica e Márcia Adriana Portes Luna
EDUCANDOS FAZENDO USO DO MATERIAL DIDÁTICO
Alunos Sebastião Candido da Silva e Maria José dos
Santos Silva
MATRICULAS DE ALUNOS NO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DAS LAN
HOUSES
Houve a inscrição dos alunos do EJA no projeto de Inclusão Digital nas Lan
Houses, esse projeto tem a parceria da Associação das Mulheres Moradoras do
Feitosa, Secretaria do Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, SEBRAE,
ITEC desenvolvida pela empresa Geranegócio, cujo o objetivo é permitir que a
parcela da população alagoana que possui pouca ou nenhuma experiência de
informática possa utilizar os recursos de um computador e da internet.
Seminário
EJA, produção de texto a partir do relato pessoal
“EU TENHO TANTO A LHE
FALAR, MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER”: O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NAS
TURMAS DE EJA
Juliene Kely
Zanardi julienezanardi@yahoo.com.br
Márcia Adriana Portes Luna
Coordenação de Apoio
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