quinta-feira, 12 de abril de 2012

RELATÓRIO EJA 2011 CRE13ª


PROJETO VIAJANDO PELO SABER – CRE 13ª
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DE MAIO DE 2011 A MARÇO DE 2012
O presente documento visa detalhar as ações realizadas durante o ano letivo de 2011, do Projeto Viajando pelo Saber, que teve inicio em maio, em atendimento as turmas do 1º segmento da EJA (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, perfazendo o total de 1.840 horas.
As aulas ocorreram em diversos espaços alternativos, com a parceria da escola Estadual Mário Broad, como meio de garantir a certificação do 1º , 2º e 3º etapas do 1º segmento da EJA, bem como os mesmos direitos do aluno matriculado na rede estadual.
Espaços de atendimento aos alunos da EJA:
Ø  Associação Comunitária RZ
Ø  CNPJ 00192384/0001-91
Rua Belo Monte, 115 Jacintinho – CEP .57.040.580 – Maceió/ Al
Email acrzmaceio@hotmail.com

Ø  Centro Sócio Educativo Deus Proverá
Ø  CNPJ 35564285/0001 -78
             Rua São Benedito, s/n Jacintinho
             Email deusdeprovidencia@hotmail.com

Ø  Escola São Judas Tadeu
Ø  CNPJ 69987600/0001-91
Rua João Lício Marques, 75 Jacintinho

Ø  Comunidade Evangélica Adoradores de Deus
Ø  Rua Breno Cansação, 427 – Jacintinho

Ø  Prefeitura Comunitária do Jacintinho
Ø  Rua Pastor Eurico Calheiros, 794 – Jacintinho

Ø  Associação das Mulheres Unidas Moradoras do Feitosa – ASMUMF
Ø  Rua Pastor Eurico Calheiros, 780 CEP. 57043045 – Jacintinho/ Feitosa
Ø  CNPJ 11.015.262/0001-46

Ø  Casa Pastoral Nossa Senhora das Dores
Ø  Rua Guilherme Rogato, s/n – Jacintinho 57.041-450
 
EQUIPE DE ATENDIMENTO AS TURMAS

Coordenadora de Apoio
Márcia Adriana Portes Luna

Professoras
Floracy de Lira Miranda
Gedida Silva dos Santos
Geny Gomes Ventura
Luciliana Silva dos Santos
Maria de Lourdes Rocha dos Santos
Olga Araujo de Oliveira
Rosenita Gomes Ventura

Mapa da atual situação dos espaços de aula e respectivos monitores

Ø  Associação Comunitária RZ
Ø  Professora Floracy de Lira Miranda

Número de inscrito: 39
Número de desistente: 27
Número de frequentes: 12
Número de aprovados: 11/1ª etapa e 1/ 2ª etapa

Ø  Centro Sócio Educativo Deus Proverá
Ø  Professora Gedida Silva dos Santos

Número atendido: 11
Número que retornaram a família: 07
Número que serão encaminhadas a outras instituições: 04
Esse espaço atendeu meninas que viviam no abrigo, como meio de promover o reforço escolar, bem como a alfabetização daquelas que não tiveram o acesso à escola.
Muitas das meninas atendidas retornaram a família. Hoje o abrigo conta com 04 meninas, sendo que essas serão encaminhadas a outras instituições de abrigo, pois o espaço será fechado por um período, devido à má condição financeira que passa a instituição.

Ø  Escola São Judas Tadeu
Ø  Professora Geny Gomes Ventura

Número inscrito: 29
Número de desistentes: 10/ 1ª etapa e 01/2ª etapa
Número de Frequentes: 18
Número de Aprovados: 10/ 1ª etapa e 06/ 2ª etapa
Número de Reprovado: 01/ 1ª etapa e 01/2ªetapa

Ø  Comunidade Evangélica Adoradores de Deus
Ø  Professora Luciliana Silva dos Santos

Número de inscritos: 27
Número de desistentes: 11
Número de frequentes: 16
Número de aprovados: 14/ 1ª etapa e 02/ 2ª etapa


Ø  Prefeitura Comunitária do Jacintinho
Ø  Professora Maria Cristina Barbosa da Silva

Número de inscritos: 33
Número de desistentes: 15
Número de frequentes: 18
Número de aprovados: 14/1ª etapa, 02/ 2ª etapa e 02/3ª etapa

Ø   Associação das Mulheres Unidas Moradoras do Feitosa – ASMUMF
Ø  Professora Maria de Lourdes Rocha dos Santos

Número de inscritos: 39
Número de desistentes: 10/ 1ª etapa e 06/ 2 etapa
Número de frequentes: 23
Número de aprovados: 10/ 1º etapa, 06/ 2ª etapa e 03/3ª etapa
Número de reprovados: 01/2ª etapa e 03/ 3ª etapa

Ø  Casa Pastoral
Ø  Professora Olga Araujo de Oliveira

Número de inscritos: 31
Número de desistentes: 13/ 1 etapa e 02/ 2ª etapa
Número de frequentes: 16
Número de aprovados: 14/ 1ª etapa e 02/2ª etapa

Ø  Escola São Judas Tadeu
Ø  Professora Rozenita Gomes Ventura

Número de inscritos: 29
Número de desistentes: 10/ 1ª etapa e 01/ 2ª etapa
Número de frequentes: 18
Número de aprovados: 10/1ª etapa e 06/2ª etapa
Número de reprovados: 01/ 1ª etapa e 01/2ª etapa



QUADRO GERAL DE MATRICULAS E RESULTADO FINAL

1-      Número total de inscritos: 227
2-      Número total de desistentes: 106
3-      Número total de frequentes: 121
4-      Número total de aprovados: 113
5-      Número total de reprovados: 08 

GRÁFICO FINAL DO EJA 



Figura 1- Gráfico do resultado final – EJA 2011

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA EJA NOS ESPAÇOS ALTERNATIVOS

Houve um número significativo de matriculados no programa de atendimento para a EJA nesses espaços alternativos, nota-se que o número de inscrito foi de 227, porém percebe-se que houve um número significativo de desistentes, ocasionando uma queda de 106 de matriculados.
Há analise da problemática se faz a partir das observações realizadas durante as etapas no desenvolvimento do processo. Muitos foram às dificuldades vivenciadas no decorrer do programa, tais como: a demora em começar o ano letivo, a violência no bairro, o cansaço físico e mental (trabalho), a fome, as doenças, as dificuldades de aprendizagens, metodologia de ensino inadequada, mudança de local de alguns espaços, mudança de alunos para outras comunidades, pouca infraestrutura em alguns espaços (quadro, iluminação e carteiras), o pouco incentivo do poder público. Esses fatores foram agravantes para o problema da evasão, que inevitavelmente, se não sanadas, a EJA não conseguirá cumprir de forma eficaz o seu papel social. 
    Apesar das dificuldades enfrentadas pelo projeto ao longo do ano, o número de frequentes ficou em 121, representando uma porcentagem pequena entre os desistentes, ou seja, quase um pouco mais da metade dos matriculados.  Dessa estimativa, um número significativo de matriculados conseguiu ser aprovados para as outras etapas, sendo que alguns já foram encaminhados a procurar o sexto ano de ensino nas escolas públicas que oferecem disponibilidade de vagas. Também dentro dessa estimativa houve um número pequeno de reprovados, perfazendo um total de 08 Esses alunos devem ser analisados de forma a compreender suas dificuldades para que essas possam ser superadas.  Nesse sentido, deve-se olhar para esses problemas e buscar o máximo de solução para que as ações voltadas para a EJA se consuma de fato, e que os direitos sejam garantidos pela população que não tiveram acesso ao ensino. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram: a) visitas semanalmente nos espaços de aula; b) acompanhamento das aulas; c) acompanhamento das frequências dos alunos; d) encontro quinzenalmente para o planejamento pedagógico; e) orientação nas atividades de produção de textos, f) seminário sobre apresentação de trabalho com produção textual; g) coordenação do Curso de Introdução a Educação em Valores Humanos; h) encontros semanais na CRE13ª; i) entrega de relatórios das visitas semanal e mensal; j) entrega de documentos mensais; l) participação na Formação Continuada; m) visita a educando com problema de saúde; n) participação no desfile de Emancipação de Alagoas junto aos alunos; o) orientação e apoio no desenvolvimento do projeto de Folclore; p) apoio a mudança de espaço físico; q) contato com representantes da comunidade para parceria; r) apoio a material pedagógico; s) participação em comemorações festivas; t) criação do Blog http://genteativa.blogspot.com.br.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Ø  Power Point
Ø  Note book
Ø  Áudio / CD
Ø  Livros didáticos
Ø  Textos: histórias, contos, poemas, músicas, etc

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Introdução ao Curso Básico de Educação em Valores Humanos.
Instrutora: Hebe Teixeira Dias 
Objetivo: O curso objetivou trabalhar o aprimoramento do ser humano por meio de valores como a verdade, a retidão, a paz, o amor e a não–violência; técnicas associadas como atividades em grupo, canto, harmonização, citação e conto/história; níveis de personalidade intelectual, físico, emocional, psíquico e espiritual, bem como trabalhos com os campos de ação como o discernimento, a intuição, a atuação, a palavra, a ação, o pensamento, o ser, o fluir da energia do amor e o compreender.

                                             
  PROJETO FOLCLORE

Teve como objetivo estudar o folclore, sua diversidade e importância com a preservação de cultura. E como objetivo geral favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, expressão teatral, produções de textos, as lendas mais comentada em cada local, debates sobre a cultura popular.

Esse projeto foi desenvolvido em quatro turmas, com abrangência: 1º, 2º e 3º etapas, por um período de duas semanas.

Professoras executoras:

Ø  Luciliana Silva dos Santos
Ø  Maria de Lourdes Rocha dos Santos
Ø  Maria Cristina Barbosa da Silva
Ø  Olga Araujo de Oliveira

APRESENTAÇÃO DE TEATRO DE FANTOCHE
Alunos: Márcio Silva de Lima e Maria Ancelma de Barros, Profª Maria de Lourdes

DESFILE EMANCIPAÇÃO DE ALAGOAS
Este desfile teve como enredo homenagear diversas mulheres alagoanas que tem representação social e política no estado. Neste desfile houve a participação de 28 educandos que representaram o Programa de atendimento a EJA em todo o estado de Alagoas. Em especial, as turmas desfilaram com a faixa da Profª Marinaide Queiroz, representação feminina homenageada pelo grupo. 
Coordenadoras Mônica e Márcia Adriana Portes Luna
EDUCANDOS FAZENDO USO DO MATERIAL DIDÁTICO
Alunos Sebastião Candido da Silva e Maria José dos Santos Silva
MATRICULAS DE ALUNOS NO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DAS LAN HOUSES

Houve a inscrição dos alunos do EJA no projeto de Inclusão Digital nas Lan Houses, esse projeto tem a parceria da Associação das Mulheres Moradoras do Feitosa, Secretaria do Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, SEBRAE, ITEC desenvolvida pela empresa Geranegócio, cujo o objetivo é permitir que a parcela da população alagoana que possui pouca ou nenhuma experiência de informática possa utilizar os recursos de um computador e da internet.


Seminário EJA, produção de texto a partir do relato pessoal

“EU TENHO TANTO A LHE FALAR, MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER”: O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE EJA
Juliene Kely Zanardi  julienezanardi@yahoo.com.br









Márcia Adriana Portes Luna
Coordenação de Apoio


Um comentário:

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